Como tratar e prevenir a artrite?

Compartilhe com seus amigos!

Você quer descobrir como tratar ou prevenir a artrite? Então esse post foi feito especialmente para você!

Infelizmente, a artrite ainda não tem cura, mas existem diversos tratamentos e dicas que podem evitar o sofrimento causado por esse problema.

Continue a leitura e garanta uma vida mais confortável e livre de dores!

O que é artrite?

Diferente da artrose que causa a degeneração das articulações, a artrite é o resultado da inflamação de uma ou mais articulações do corpo.

artrite pulso

A artrite é uma condição bastante comum no Brasil. Em média, surgem 2 milhões de novos casos todos os anos no país. Além disso, existem tipos diferentes de artrite, assim como as causas por trás da doença.

Tipos de artrite

Como existem tipos diferentes de artrite, é importante que você tenha um breve panorama deles antes de iniciar um tratamento.

A melhor forma de descobrir qual o seu tipo de artrite é consultando um especialista. Mas a seguir, você encontra um breve descritivo sobre os principais tipos:

  • Artrite reumatoide: a artrite reumatoide é uma doença autoimune, ou seja, o próprio sistema imunológico prejudica as articulações. Essa inflamação crônica não se atém apenas às juntas, mas também pode afetar órgãos internos como rins, pulmões e até mesmo o coração;
  • Artrite infecciosa: no caso da artrite infecciosa, uma bactéria ou outro tipo de microrganismo é responsável pelo aparecimento da doença. Os micróbios, fungos ou bactérias entram em contato com as articulações e causam as inflamações;
  • Artrite psoriática: essa é uma forma de artrite que costuma afetar pessoas que já tem psoríase – uma inflamação da pele. Dessa forma, os sintomas vão além das articulações e podem se manifestar no couro cabeludo e nas unhas;
  • Artrite juvenil: a artrite juvenil ataca crianças e jovens de até 16 anos. Também é chamada de artrite reumatoide idiopática ou artrite reumatóide juvenil. Não tem causas específicas, assim como a artrite reumatóide adulta e pode levar a inflamações na pele, olhos e coração, além das juntas;
  • Osteodistrofia: o tipo de artrite mais comum, geralmente relacionada a danos nas cartilagens, principalmente em razão do processo natural de envelhecimento.

Esses são 5 formas mais comuns de manifestação da artrite. No entanto, estima-se que existam mais de 100 tipos de variações da doença.

A artrite pode se manifestar em razão de fatores incontroláveis como a genética e a baixa imunidade, ou por fatores controláveis como estresse e tabagismo.

Principais sintomas de artrite

A artrite reduz a qualidade de vida, pois quem sofre com esse problemas sente uma série de sintomas que podem dificultar a locomoção e a realização de atividades simples, como limpar a casa, caminhar, dirigir, entre outras.

artrite joelho

O principal sintoma da artrite é a dor constante nas articulações. Além disso, as articulações também podem apresentar inchaço, vermelhidão ao redor e sensação de calor. A doença ainda causa a rigidez das articulações, o que leva às dificuldades de movimentação mencionadas anteriormente.

As dores constantes podem causar insônia, fadiga e outros distúrbios do sono relacionados a incapacidade de relaxar as juntas. Ademais, a depender da intensidade e constância das dores, o paciente pode desenvolver ansiedade, depressão e outras alterações emocionais.

No grau mais severo da inflamação e sem o tratamento adequado, a artrite tem como consequência a incapacidade total de movimento de uma articulação. Dessa forma, é necessária a realização de cirurgias e colocação de prótese para recuperação da movimentação.

3 formas de prevenir a artrite

Existem algumas formas simples de prevenir a artrite, especialmente quando a inflamação não é genética:

  1. Praticar exercícios físicos: com supervisão e na intensidade correta, a prática de exercícios físicos pode fortalecer as juntas e evitar o desenvolvimento da artrite;
  2. Não fumar: o tabagismo acelera o processo de envelhecimento do corpo e a proliferação de radicais livres que causam inúmeros malefícios para o organismo. Por esse motivo, não fumar é uma das principais formas de evitar a artrite;
  3. Cuidar da alimentação: a artrite é uma inflamação e, portanto, cuidar da alimentação e consumir alimentos anti-inflamatórios pode ajudar a evitar o desenvolvimento da doença.

Como você pode perceber, essas três formas de prevenir a artrite, não passam de bons hábitos ligados a um estilo de vida saudável. Essa é a melhor forma de manter as inflamações e dores articulares afastadas do seu corpo.

Tratamentos para artrite

Se mesmo com um estilo de vida saudável, você apresentar um quadro de artrite, não é motivo para criar pânico. Apesar de não haver cura para essa condição, há algumas formas de tratar a doença e garantir uma vida mais confortável.

Seguir uma dieta balanceada e saudável não só previne a artrite, como também pode ser uma opção de tratamento para amenizar os sintomas da inflamação. Por isso, opte pelo consumo de:

  • Vegetais verde-escuros como couve, espinafre, brócolis, agrião, etc.;
  • Frutas vermelhas;
  • Gengibre;
  • Alho;
  • Sementes de Chia;
  • Abóbora.

Consulte um nutricionista para montar um cardápio baseado em alimento anti-inflamatórios, como os mencionados acima.

Outra forma de tratar a artrite é realizando a suplementação de colágeno tipo 2. Essa proteína é responsável por manter a integridade das cartilagens que protegem nossas articulações. Conforme envelhecemos, o corpo já não produz o colágeno tipo 2 na quantidade necessária para evitar as dores e inflamações nas articulações.

Logo, a artrite como consequência do envelhecimento está ligada a deficiência dessa proteína. Para evitar os problemas decorrentes da falta de colágeno, o ideal é realizar a suplementação com nutricosméticos que contenham esse ingrediente, como o Artromix Tipo 2 da Biosanté.

De acordo com o estágio da doença, a terapia ocupacional e a fisioterapia podem ser opções de tratamento, pois evitam que a inflamação piore e ajudam a recuperar a função das articulações prejudicadas.

tratamento artrite

Também é comum que os médicos recomendem o uso de medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos que aliviam os sintomas da artrite, geralmente associados a outras formas de tratamento, como a fisioterapia.

Gostou de saber mais sobre a artrite e como acabar com esse problema? Então compartilhe para que mais pessoas se informem e possam ter uma vida mais confortável!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A artrite se manifesta como uma inflamação em uma ou mais articulações. "
Atenção: A artrite não tem cura, mas pode ser tratada por meio de medicação, fisioterapia, alimentação saudável e suplementação com colágeno tipo 2.

Detalhes: Existem mais de 100 tipos de artrite, sendo a mais comum a artrite reumatoide.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário