Biotina: a vitamina perfeita para pele, unhas e cabelos

Compartilhe com seus amigos!

Já ouviu falar de biotina? Esse nutriente, também conhecido como vitamina B7, faz parte do complexo B de vitaminas e é fundamental para a formação da pele, unhas e cabelos. Ela é produzida naturalmente pelo intestino, mas também pode ser adquirida através da alimentação ou da suplementação com nutricosméticos.

Se você deseja conhecer melhor os benefícios da biotina para a sua beleza, então acompanhe o artigo até o fim!

Para que serve a biotina?

A principal responsabilidade da biotina, dentre tantas, é realizar o metabolismo de proteínas, carboidratos, aminoácidos e gorduras.

Isso significa que a falta de vitamina B7 pode impedir que o seu corpo faça a síntese correta dos nutrientes que garantem não só a beleza da sua pele, unhas e cabelos, mas também da sua saúde.

Pois é, embora não existam tantos estudos acerca do assunto, a capacidade da biotina de melhorar a absorção e o metabolismo dos carboidratos, pode ajudar inclusive quem sofre com diabetes, equilibrando os níveis de açúcar no organismo.

Biotina para o cabelo e unhas

biotina cabelo unhas

A biotina está diretamente ligada a beleza do cabelo e das unhas, pois sua deficiência impede que a queratina desempenhe o seu papel na formação e proteção dessas extensões.

A queratina é uma proteína formada por aminoácidos que confere rigidez, elasticidade e proteção para os locais do corpo em que está presente. Em geral, pode ser encontrada no cabelo, unhas e pele.

Para que o corpo produza essa proteína tão importante para a beleza, ele precisa que o nível de biotina também esteja equilibrado. Embora seja incomum a deficiência de vitamina B7, caso ocorra, pode levar a queda de cabelo, unhas fragilizadas e até mesmo problemas neurológicos.

Biotina para a pele

biotina pele

O poder da biotina em fazer com que o nosso metabolismo absorva o máximo de benefícios das proteínas também tem um papel especial para a beleza da pele. Afinal, essa vitamina promove a absorção e estimula a produção orgânica de colágeno.

O colágeno é uma substância que garante a manutenção da pele e suas extensões, aumentando a sustentação, firmeza e brilho da mesma.

Assim como todas as substâncias produzidas naturalmente pelo organismo, o colágeno também encontra dificuldades para realizar a sua síntese a medida que envelhecemos. Por esse motivo, as pessoas realizam a suplementação de colágeno.

Com os níveis de colágeno equilibrado, é possível driblar os efeitos do envelhecimento, manter a pele com a aparência mais jovem e de quebra fortalecer o cabelo e as unhas. No entanto, para que esses efeitos sejam sentidos e o colágeno consiga chegar de fato a corrente sanguínea e fazer o seu trabalho, é preciso que a fórmula do suplemento também contenha biotina.

O colágeno associado com a biotina é a combinação perfeita para quem quer cuidar da pele. Por isso, fica aqui a dica do Avane Skin, suplemento de colágeno com ácido hialurônico.

avane skin

Esse nutricosmético traz em sua fórmula ingredientes importantes para a manutenção da juventude da pele, cabelo e unhas. Entre eles, a biotina. Além disso, não oferece nenhum risco e pode ser utilizado tanto por homens quanto mulheres.

Como tomar biotina?

Se você sofre com a falta de biotina, pode optar pelas diversas opções disponíveis de suplementação disponíveis no mercado.

Como mencionado anteriormente, existem suplementos com fórmulas mais completas que trazem colágeno com biotina, mas também há a possibilidade de adquirir apenas um suplemento com esse ativo.

Os formatos também são os mais variados. Há biotina líquida, biotina em cápsulas e comprimidos e também a versão em pó.

O ideal é que você consuma o suplemento próximo das refeições ou junto com uma das principais refeições do dia. As doses podem variar de 5mg a 10mg diariamente para problemas com o cabelo e as unhas, por exemplo. No entanto, consulte um profissional da área da saúde para garantir que você vai consumir a quantidade recomendada de biotina para solucionar o seu problema.

Como repor biotina através da alimentação?

alimentos biotina

Outra opção mais simples para repor a biotina é através da alimentação. Existem diversos alimentos que contam com vitamina B7 e podem ser grandes aliados para estimular o crescimento dos cabelos, o fortalecimento das unhas e evitar a pele ressecada.

Quer montar um plano alimentar rico em biotina? Confira as opções a seguir:

  • Ovos;
  • Fígado;
  • Salmão;
  • Abacate;
  • Oleaginosas (amêndoas, nozes e amendoins);
  • Framboesa;
  • Arroz;
  • Pão integral;
  • Trigo;
  • Batata Doce;
  • Cogumelo.

Uma das vantagens da biotina é que a hipervitaminose com a substância não oferece qualquer efeito colateral. Mas vale lembrar que tudo na vida é melhor com equilíbrio e existem outras vitaminas necessárias para a sua saúde e beleza.

6 benefícios da biotina

beneficios biotina

Já deu pra perceber que a biotina é uma vitamina muito importante para diversos processos internos, certo? Agora confira 6 benefícios que ela pode trazer para a sua vida:

  1. Acelera o crescimento dos cabelos;
  2. Fortalece as unhas e evita descamação;
  3. Ajuda a emagrecer, pois acelera a absorção de gordura e carboidratos. Ao contrário do que muitos pensam, a biotina não engorda;
  4. Aumenta a hidratação e brilho da pele;
  5. Reduz as chances de aparecimento de acne;
  6. Melhora a absorção de outros nutrientes.

Quer saber mais sobre a função de outras vitaminas e sais minerais no corpo humano? Então continue acompanhando o Saúde da Mente para ficar por dentro de tudo sobre saúde e beleza!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A biotina é uma vitamina do complexo B, também chamada de vitamina B7. "
Atenção: Embora rara, a deficiência de biotina no organismo pode ser combatida através da alimentação e suplementação com a vitamina.

Detalhes: A biotina é responsável por promover a melhor absorção de nutrientes, proteínas e carboidratos no corpo.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário