Vantagens e desvantagens do botox no rosto

Compartilhe com seus amigos!

A aplicação de botox é um dos tratamentos queridinho dos brasileiros que não temem as agulhas na hora de combater as rugas e linhas de expressão. O que poucos sabem é que o botox também pode ser preventivo, desde que aplicado por um profissional experiente e de confiança.

Quer saber mais sobre as vantagens e desvantagens da aplicação de botox? Acompanhe a leitura desse artigo até o fim!

O que é botox?

o que e botox
Botox é o nome popular da toxina botulínica. Ela é produzida por uma bactéria chamada clostridium botulinum, que também é responsável por causar o botulismo. A diferença é que a dosagem da toxina nos tratamentos estéticos é muito menor e incapaz de causar a doença.

O botox tem a função de paralisar os músculos do rosto para evitar a aparição das rugas dinâmicas, como o bigode chinês, os pés de galinha e as rugas embaixo dos olhos. Ao imobilizar o músculo, o botox impede o desgaste das fibras de colágeno que é causado, entre outros fatores, pelas movimentações e expressões faciais.

Quem pode aplicar botox?

Qualquer pessoa acima de 18 anos pode procurar uma clínica para realizar a aplicação de botox. No entanto, ela costuma ser recomendada só após os 20 anos, quando os níveis de produção natural começam a cair e a pele já não tem a mesma elasticidade e firmeza de antes.

O ideal é sempre consultar a opinião de um dermatologista de confiança e verificar se no seu caso a toxina botulínica é o tratamento ideal para as rugas e linhas de expressão. Afinal, existem outras formas menos invasivas de evitar e tratar esse problema.

Além disso, pessoas com doenças severas, gestantes ou lactantes não podem aplicar botox e devem procurar outras alternativas para combater as marcas no rosto.

Onde aplicar botox?

onde aplicar botox

O botox pode ser aplicado em várias partes do rosto e com finalidades diferentes. Conheça abaixo as 6 regiões mais comuns para aplicação da toxina:

  1. Testa: suavizar linhas e vincos na região da testa;
  2. Nariz: amenizar rugas e marcas no nariz, como o nariz de coelho;
  3. Olhos: calma, a aplicação não acontece nos olhos de fato, mas nas linhas e vincos ao redor dessa área, como os pés de galinha;
  4. Bochechas: aliviar a tensão e os sintomas de enxaqueca e bruxismo através da paralisação dos músculos da região;
  5. Lábios: reduzir o sulco nasolabial, o famoso bigode chinês. Também pode ser utilizada para melhorar a estética dos lábios;
  6. Queixo: talvez você não saiba, mas as rugas também atingem a região do queixo e o botox ajuda a eliminar esse problema.

Além das regiões do rosto mencionadas acima, o botox pode ser aplicado no pescoço, a fim de prevenir e suavizar as linhas de expressão nessa região do corpo.

Botox no rosto valor 2020

Para saber o valor da aplicação de botox, você precisa realizar uma avaliação com um médico especialista, pois pode variar de região para região do rosto. No Brasil existem até mesmo redes de franquias especializadas apenas na aplicação de botox, facilitando o acesso da população a esse procedimento estético.

Uma sessão pode variar de R$ 500 a R$ 3.000 por área, a depender da complexidade das suas rugas, bem como a sua idade, sexo e outras questões que serão analisadas pelo profissional responsável pela aplicação.

O procedimento costuma ser rápido, em meia hora já é possível tratar uma área pequena e os efeitos podem ser sentidos até uma semana depois, tempo médio para que os músculos se acostumem.

Desvantagens do botox

desvantagens botox
Assim como qualquer procedimento estético, o botox também oferece alguns riscos e desvantagens. Especialmente se a aplicação for feita com profissionais inexperientes e muito baratos. Dentre os principais efeitos indesejados, podemos citar:

  • Assimetria: o lado com botox fica diferente do outro;
  • Superficialidade: se aplicado em quantidades maiores do que o necessário, o botox pode dar um ar de superficialidade para o rosto;
  • Botulismo: altas doses da toxina botulínica podem causar o botulismo, doença que impede que os sinais nervosos cheguem aos músculos;
  • Perda de movimentos: a aplicação errada do botox pode causar problemas na movimentação do rosto para atividades simples como bocejar, mastigar e até mesmo respirar.

Evite procurar o profissional apenas pelo preço e garanta uma aplicação de botox segura e que cause melhorias na sua autoestima e saúde, não danos.

Alternativas para o uso de botox

Se você sofre com linhas finas e rugas, mas não tem coragem de se submeter a aplicação de botox e as possibilidades de danos a sua aparência, trouxemos algumas dicas que podem ajudar a combater esse problema:

  • Utilize hidratantes faciais e protetores solares todos os dias, assim você promove a hidratação e protege a pele da ação dos raios ultravioletas;
  • Faça suplementação de colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 e ácido hialurônico para aumentar a elasticidade e firmeza da pele;
  • Tenha uma dieta balanceada, com alimentos ricos em biotina, vitamina A, vitamina C e vitamina E;
  • Durma bem;
  • Evite fumar e beber em excesso.

Dessa forma, você garante alguns anos a mais longe das agulhas do botox.

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "Botox é o nome popular do procedimento estético realizado com a toxina botulínica. "
Atenção: O botox é um tratamento e também uma forma de prevenir a pele da formação de linhas de expressão.

Detalhes: O botox ajuda a amenizar e reduzir as linhas finas e rugas.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores