Conheça os principais cuidados com a pele do rosto

Compartilhe com seus amigos!

Depois que a rotina de skincare se tornou mais comum para as brasileiras e os brasileiros, os cuidados com a pele do rosto se tornaram um ritual de autocuidado e carinho consigo mesmo.

Contudo, com tantos passos para seguir e uma imensa variedade de produtos disponíveis no mercado, é difícil descobrir quais cuidados com a pele do rosto são realmente necessários e como fazê-los corretamente.

Se você quer descobrir o passo a passo para uma pele do rosto bonita e saudável, esse artigo foi feito especialmente para você.

Leia até o fim para pegar todas as dicas!

Por que os cuidados com a pele do rosto são importantes?

cuidados com a pele do rosto 1

O seu rosto é o seu cartão de visitas e você já deve ter escutado falar que basta meio segundo para que você passe uma impressão errada para alguém que está te vendo pela primeira vez.

Logo, ter a pele do rosto bem cuidada é importante não só pela beleza, mas também em razão de outras convenções sociais como arranjar emprego, conhecer uma nova pessoa, fazer apresentações no trabalho ou na faculdade, e outras situações que exigem um cuidado especial com a aparência.

Manter uma rotina de cuidados com a pele do rosto também impede que você tenha problemas como redução da barreira natural de proteção da pele, ressecamento, descamação e rugas precoces.

Quais os principais cuidados com a pele do rosto?

cuidados com a pele do rosto 2

Limpar, hidratar e proteger: esse é o mantra que você deve levar para a vida quando se trata de cuidados com a pele do rosto. Todo o resto é um plus para tornar a sua pele ainda mais incrível e pode variar conforme o seu tipo de pele.

Veja abaixo os 5 cuidados com a pele do rosto que você deve adotar:

  1. Limpeza: limpar a pele pelo menos duas vezes por dia garante a eliminação das impurezas que causam os cravos e espinhas, bem como o controle da oleosidade e melhora na textura da pele;
  2. Esfoliação: o uso de esfoliante auxilia na renovação da pele, eliminando a primeira camada de células mortas. Por ser mais agressivo, esse é um passo da rotina de cuidados com a pele do rosto que deve ser feito no máximo duas vezes por semana ou de acordo com o pedido do dermatologista;
  3. Tonificação: o tônico prepara a pele para receber a hidratação, pois desobstrui os poros e equilibra o PH dela depois da limpeza. O Tônico também controla a oleosidade e diminui o tamanho dos poros;
  4. Hidratação: hidratar a pele previne o ressecamento e reforça a barreira de proteção da pele, que impede que as agressões externas provoquem o envelhecimento precoce;
  5. Proteção: um dos principais cuidados com a pele do rosto e que deve ser feito religiosamente todos os dias é a proteção. O filtro solar impede que os raios solares e a luz azul causem o fotoenvelhecimento.

Além dos 5 cuidados com a pele do rosto mencionados acima, existem ainda outros passos e tratamentos que algumas pessoas incluem na rotina para intensificar ainda mais a beleza e saúde da pele:

  • Aplicar essência: esse é um cuidado importado da rotina coreana. A essência prepara o rosto para o hidratante, além de aumentar a elasticidade da pele e promover a renovação celular;
  • Utilizar cremes para área dos olhos: as rugas embaixo dos olhos são um dos primeiros sinais estéticos do envelhecimento. Por esse motivo, é importante investir em um creme hidratante específico para essa área, que é mais delicada;
  • Usar máscaras: cada máscara facial tem uma finalidade, depende dos ativos escolhidos pelas fabricantes, e geralmente são utilizadas de uma a duas vezes na semana. O mercado dispõe de diversos formatos, tipos e preços, por isso essa costuma ser uma parte divertida da rotina de cuidados com a pele do rosto;
  • Tratamentos: se você sofre com manchas de melasma, acne, rosácea ou qualquer outro distúrbio na pele, a sua dermatologista pode recomendar a inclusão de algum creme de tratamento ou ácidos dentro da sua rotina;
  • Uso de suplementos e vitaminas: você deve saber que tudo o que comemos se reflete de alguma maneira na nossa pele. Logo, a inclusão de suplementos alimentares com colágeno hidrolisado tipo 1 e 3, ácido hialurônico, verisol, vitaminas do complexo B e outros nutrientes já se tornou parte dos cuidados com a pele do rosto, bem como a adoção de uma alimentação mais saudável.

Benefícios da rotina de cuidados com a pele do rosto

cuidados com a pele do rosto 3
Os cuidados com a pele do rosto trazem inúmeros benefícios relacionados a estética e também a saúde. Entre eles, podemos destacar o combate aos sinais da idade como as linhas finas, rugas e manchas.

Cuidar da pele do rosto também garante uma textura mais macia e lisa, melhorando a aplicação de maquiagem, por exemplo. Além disso, previne problemas com as mudanças climáticas e alterações hormonais que acontecem ao longo da vida, tornando a pele do rosto mais viçosa e saudável.

E você já criou uma rotina de cuidados com a pele do rosto? Qual o passo que não pode faltar na sua skincare? Deixe nos comentários!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "Limpar, hidratar e proteger são os principais cuidados com a pele do rosto. "
Atenção: Antes de seguir uma rotina de cuidados com a pele do rosto, consulte um dermatologista!

Detalhes: Os cuidados com a pele do rosto podem variar conforme o tipo de pele e os problemas específicos de cada pessoa.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário