Descubra como eliminar a dor no quadril

Compartilhe com seus amigos!

Você sofre com dor no quadril ou conhece alguém que está passando por esse problema? Então fica de olho nesse conteúdo que ele foi feito especialmente para você!

A dor no quadril é um incômodo muito comum, especialmente porque existem várias causas por trás do problema e você vai entender cada uma delas a seguir. Além disso, ainda vai conferir dicas para eliminar a dor no quadril de uma vez por todas.

Vamos lá!

Dor no quadril: principais causas

A dor no quadril pode aparecer por diversos motivos, inclusive como sintoma de algumas doenças e inflamações:

  1. Artrite;
  2. Artrose;
  3. Tendinite;
  4. Bursite.

Fora as doenças mencionadas acima, também pode ser um sintoma de fratura na região. Em todo o caso, o principal responsável pelo desenvolvimento dessas doenças e também por fraturas que levam as dores no quadril é o desgaste da articulação.

A articulação do quadril é a maior do corpo e uma das que nos dá mais sustentação tanto em termos de peso próprio, quanto para carregar carga extra como mochilas, caixas, crianças no colo e outras atividades do dia a dia.

Dada a sua importância e também ao uso repetitivo dessa articulação ao longo da vida, é comum que ela se desgaste e cause a dor no quadril. Esse desgaste é natural do processo de envelhecimento, pois com a chegada da idade, nosso corpo não é capaz de produzir os níveis necessários de colágeno tipo 2.

Para que você entenda a importância do colágeno tipo 2, ele é a proteína responsável pela formação das cartilagens que protegem nossas articulações e por evitar os atritos e desgastes dos ossos que causam a dor no quadril, a dor no joelho, dor no pulso e afins.

Por esse motivo, é extremamente importante repor essa proteína e evitar dores nas articulações.

Dor no quadril na gravidez

dor no quadril gravidez

Talvez você não saiba, mas a dor no quadril na gravidez é muito comum e tem até um nome próprio: dor pélvica gestacional. Inclusive, esse pode ser um dos sintomas que anunciam uma gravidez, ainda mais se for uma dor no quadril e na virilha ao mesmo tempo.

Esse desconforto aparece porque o corpo está se adaptando para ajudar na passagem do bebê na hora do parto, logo as articulações se tornam mais flexíveis e menos resistentes.

A dor pode permanecer durante toda a gravidez, principalmente se a gestante não mantiver uma boa postura que a ajude a lidar com o peso da barriga. Nesse caso, o incômodo pode se estender para a coluna, ombros e pernas, que já ficam mais pesadas devido ao inchaço.

Se você está grávida e está sofrendo com dor no quadril, consulte o seu obstetra e procure alternativas para lidar com as dores e ter uma gestação mais tranquila.

Dor no quadril de um lado só

Você sofre com dor no quadril no lado esquerdo ou dor no quadril apenas no lado direito, fique tranquilo porque isso não significa um agravante. Não existem doenças ou inflamações que afetem apenas um lado do quadril, todas elas costumam atacar a articulação por inteiro.

Uma das causas para a dor no quadril de um lado só pode ser uma posição repetitiva, um exercício específico ou a sua postura corporal que está sobrecarregando um dos lados.

Outra variável que pode causar a dor de um lado só é a fratura. A fratura pode acontecer com uma queda, uma batida ou outros acidentes domésticos que comprometam a saúde da articulação do quadril.

Tratamentos para dor no quadril

tratamentos dor no quadril

Assim como as causas por trás da dor no quadril, o números de tratamentos para enfrentar esse problema também são muitos. Separamos aqui algumas opções para que você se livre das dores o mais rápido possível:

  • Remédios: o uso de remédio para dor no quadril é bem comum, os ortopedistas costumam receitar anti-inflamatórios e analgésicos, que aliviam a dor e o inchaço;
  • Compressa: as compressas quentes auxiliam na redução do inchaço e na amenização da dor no quadril, pois o calor provoca o relaxamento e libera os movimentos da região;
  • Massagem: a massoterapia é uma técnica indicada para o alívio de incômodos como a dor no quadril, as manobras ajudam a reduzir a dor e melhorar a mobilidade do quadril;
  • Exercícios para dor no quadril: aqui vale pilates, exercícios de fortalecimento da articulação do quadril, ioga e quaisquer outros exercícios que ajudem a alongar e colocar o quadril no lugar, evitando as dores. O ideal é fazer isso sempre com o acompanhamento de um profissional, a fim de evitar ainda mais problemas nessa região do corpo;
  • Suplementação com colágeno: o consumo de colágeno tipo 2, como o Artromix da Biosanté, ajuda reparar as cartilagens e fortalecer as articulações, evitando dores e atritos. Outra forma de lidar com a situação é utilizando ácido hialurônico, que lubrifica a articulação do quadril e melhora a movimentação da região;
  • Cirurgia: em casos mais drásticos em que a articulação já está muito comprometida, o ortopedista pode recomendar uma cirurgia para reconstruir as cartilagens ou inserir uma prótese, por exemplo.

Em todo caso, se você sofre com dor no quadril, consulte um médico e resolva esse problema antes que ele se torne um caso cirúrgico!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A dor no quadril pode ser causada por inúmeros fatores, mas o mais comum é o desgaste da articulação do quadril causada pelo envelhecimento. "
Atenção: A dor no quadril pode ser tratada com remédios, exercícios, compressas, suplementação e muito mais. Consulte sempre um ortopedista para pedir orientação!

Detalhes: A dor no quadril é muito comum em gestantes, pois o corpo passa por um processo que modifica a articulação da região e facilita a saída do bebê.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário