Linhas de expressão: principais causas e tratamentos

Compartilhe com seus amigos!

Uma hora ou outra você terá que lidar com as linhas de expressão. Afinal, essas marquinhas no rosto fazem parte do processo natural de envelhecimento e todas as pessoas estão suscetíveis a enfrentarem esse incômodo estético.

Entretanto, você pode atrasar o surgimento das linhas de expressão ou até mesmo tratar as já existentes, a fim de suavizá-las e garantir uma face mais jovial.

causas linhas de expressao

Quer saber mais sobre as principais causas e tratamentos para linhas de expressão? Leia o artigo até o final!

Principais causas das linhas de expressão

As linhas de expressão são marcas causadas pelo uso repetitivo dos músculos do rosto. São mais frequentes ao redor da boca, na testa e ao redor dos olhos, locais em que movimentamos mais os músculos faciais. As linhas de expressão também podem aparecer no colo e no pescoço, que são áreas que contam com uma pele mais fina.

Diferente das rugas, as linhas de expressão só aparecem quando esses músculos são movimentados através das nossas expressões. Mas, se não forem tratadas, podem se tornar rugas estáticas, ou seja, linhas que não desaparecem mesmo com os músculos do rosto paralisados.

Com o passar do tempo, a pele perde a capacidade de retornar ao seu estado normal após a movimentação. Isso acontece porque as substâncias responsáveis por promover elasticidade, sustentação e o preenchimento natural das linhas de expressão sofrem uma degradação após os 20 anos e que se acelera quanto mais envelhecemos.

Essas duas substâncias são o colágeno e o ácido hialurônico:

  1. Colágeno: o colágeno é uma das proteínas mais abundantes no corpo humano e é responsável por garantir a sustentação, hidratação, firmeza e beleza da pele e suas extensões;
  2. Ácido hialurônico: o ácido hialurônico para a pele é um nutriente que promove a hidratação e preenchimento das linhas de expressão, além de estimular a produção de colágeno.

Ambas são produzidas naturalmente pelo corpo, mas começam a enfrentar problemas para manter o nível de produção e síntese correta à medida que envelhecemos. Caso não seja tomada nenhuma providência, podemos chegar aos 65 anos com apenas 30% de ácido hialurônico e 25% de colágeno, resultando em uma pele cheia de linhas de expressão, rugas e manchas.

linhas de expressao

Além do processo natural de envelhecimento, existem outros hábitos que contribuem para a degradação do colágeno com ácido hialurônico e a proliferação dos radicais livres que prejudicam a saúde e a beleza da pele:

  • Fumar;
  • Beber em excesso;
  • Tomar sol sem proteção;
  • Manter uma dieta desbalanceada e rica em açúcares, gorduras e alimentos processados;
  • Perder noites de sono;
  • Não realizar a hidratação necessária para a saúde e beleza da pele.

Se você praticar um dos atos acima, é muito provável que sofra com as linhas de expressão e rugas antes do tempo. Aliás, esses são alguns dos fatores que podem levar ao surgimento de linhas de expressão em jovens, visto que eles não sofrem com a falta de colágeno e ácido hialurônico.

Jovens e adultos muito expressivos também costumam sofrer com as linhas de expressão com mais intensidade já que movimentam muito mais os músculos faciais.

Linhas de expressão: como eliminar?

Antes de pensar em eliminar as linhas de expressão, você deve manter um estilo de vida que ajude a evitar que elas apareçam em primeiro lugar. Para isso, a melhor forma é cortar todos os hábitos que aumentam a ação dos radicais livres no organismo, como já mencionado anteriormente. Portanto:

  • Mantenha uma alimentação saudável e rica em vitamina C. A vitamina C para pele é indispensável por evitar a oxidação, realizar o metabolismo do colágeno e do ácido hialurônico.
  • Beba bastante água para contribuir com a hidratação da pele de dentro para fora;
  • Faça suplementação de colágeno e de ácido hialurônico com produtos com efeitos e benefícios atestados através de estudos científicos como o Avane Skin (https://saudedamente.com.br/biosante-avane-skin) e o Bioplus (https://saudedamente.com.br/bioplus). Essa é a melhor forma de equilibrar os níveis dessas substâncias no organismo;
  • Durma bem e evite trocar a noite pelo dia. É durante o sono que acontecem alguns processos importantes do nosso organismo, como a regeneração da pele e renovação celular;
  • Evite fumar e beber. Além de destruir as células que constituem a pele, esses hábitos podem causar dependência e doenças sérias, como o câncer.

Seguindo essas dicas fica fácil evitar as linhas de expressão precoces. Mas se você já tem linhas de expressão e precisa de ajuda para suavizá-las e até mesmo eliminá-las, invista em cremes e séruns anti-idade na sua rotina de cuidados com a pele do rosto, faça massagens que estimulam a circulação e, consequentemente, a produção de natural de colágeno na pele.

tratamentos para linhas de expressao

Você também pode optar por procedimentos estéticos como o lifting ou peeling e até mesmo a aplicação de botox ou ácido hialurônico, a depender das linhas de expressão que mais te incomodarem. Tudo isso sempre com supervisão e acompanhamento de um dermatologista de confiança.

Ademais, saiba que as linhas de expressão fazem parte da história da sua pele e por mais que incomodem, não apagam a real beleza que vem de dentro de você!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A degradação do colágeno e do ácido hialurônico são uma das principais causas das linhas de expressão."
Atenção: As linhas de expressão são um dos principais sinais de envelhecimento. Consulte sempre um dermatologista antes de investir em qualquer tipo de tratamento.

Detalhes: As linhas de expressão também são causadas por hábitos que contribuem para a proliferação dos radicais livres.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores