Ômega 3 Depressão e a Saúde Mental

Segundo estudos recentes, Ômega 3 é essencial para uma boa saúde mental.

Porém, antes de relacionarmos o Ômega 3 com os benefícios para o cérebro, precisamos entender o que é Ômega 3.

Ômega 3 é a junção de 3 tipos diferentes de ácidos.

O primeiro ácido a ser descoberto foi o ALA, chamado de alfa-ácido linoléico. O ALA é um ácido de origem vegetal e é essencial para o bom funcionamento do organismo humano.

Porém, o alfa-ácido linoléico não pode ser sintetizado naturalmente por nosso corpo, tornando essencial e suplementação com Ômega 3.

O EPA e o DHA são os outros dois ácidos do Ômega 3. O EPA é o ácido eicosapentaenóico e o DHA é o ácido docosahexaenóico.

Portantos, temos os 3 ácidos:

  • ALA: alfa-ácido linoléico
  • EPA: ácido eicosapentaenóico
  • DHA: ácido docosahexaenóico

omega 3 depressão

Benefícios do Ômega 3 para a Depressão

Os benefícios do Ômega 3 vem sendo estudo pelos cientistas desde o início da década de 1970.

Nas primeiras pesquisas, havia fortes indícios de que o ômega-3 conferia uma melhora significativa no sistema cardiovascular.

O grande incentivo para começar a estudá-lo, veio de que as populações mais afastadas no norte da Terra (esquimós ou outras populações) raramente apresentavam problemas cardíacos e tinham uma alimentação rica em peixes.

Detalhe para entender: muitas vezes, o Ômega 3 chamado de óleo dos peixes.

Desde aquela época, esse suplemento alimentar já se mostrava eficiente no combate ao elevados níveis de triglicerídeos do sangue.

A partir daí, vários estudos começaram a se interessar para o sistema nervoso central e a influência do omega-3 em doenças como a depressão e também nas doenças mentais em geral.

Alguns pesquisadores levantam a hipótese de que os ácidos associados ao ômega 3 teriam sido essenciais para a evolução do cérebro do ser humano, já que são ácidos absolutamente essenciais para o nosso sistema nervoso.

Ômega 3: pra que serve?

Abaixo, há uma lista de 7 benefícios e pra quê serve o Ômega 3:

  • melhora nas doenças cardiovasculares, reduzindo a pressão arterial, melhora nos níveis de colesterol e diminuindo riscos de infarto;
  • seus ácidos agem no combate à inflamações no corpo;
  • suaviza a pele;
  • ajuda o sistema nervoso central na formação de células essenciais do cérebro e também na comunicação entre os neurônios;
  • ajuda nosso sistema imunológico;
  • fundamental para a formação da retina ocular;
  • prevenção de doenças mentais como depressão e Alzheimer.

Por que Ômega 3 6 9 ? O que significa?

Essa separação de numeração no ácidos ômega são apenas para facilitar a compressão de cada tipo de ácidos ômega 3 6 9.

O Ômega 3 é mais encontrado nos peixes e alguns tipos de sementes como a linhaça. Esse ômega pode ser adquirido pelo corpo através de suplementação.

O Ômega 6 faz parte das células do corpo humano. Porém, o Ômega 6 não é sintetizado e  produzido pelo corpo humano. Ele é adquirido através de alimentos como óleos e nozes, por exemplo.

O Ômega 9 possui uma ação contra as inflamações e também atua na melhora e prevenção de doenças do coração.

Qual a diferença entre Ômega 3 e óleo de peixe?

Nenhuma diferença. Na linguagem popular, o ômega 3 ficou conhecido como óleo de peixe.

Ômega 3 emagrece ou engorda?

Muitas pessoas confundem essa questão de o ômega 3 emagrecer ou engordar pelo simples fato da mídia inventar e demonizar as gorduras nas últimas décadas.

Hoje, sabemos que a ingestão de óleos presentes em azeites e em alimentos como castanhas em geral são essenciais e extremamente benéficos para o corpo humano.

Então, ácidos como esses óleos de peixe, não engordam. Pelo contrário, são essenciais para um bom funcionamento do corpo.

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *