Como tratar a pele ressecada?

Compartilhe com seus amigos!

Se você sofre com a pele ressecada, é melhor ficar alerta. Além de ser um problema estético, a pele ressecada também se caracteriza como sintoma de várias doenças de pele.

pele ressecada

No artigo de hoje vamos explicar as principais causas por trás da pele ressecada e como tratar essa situação, desde alternativas simples e baratas até os procedimentos estéticos mais invasivos.

Preparada para eliminar a pele ressecada da sua vida? Então leia o artigo final!

Principais causas da pele ressecada

causas da pele ressecada

A pele ressecada é uma consequência da falta de hidratação, ou seja, da falta de água no organismo. Diferente da pele seca, a pele ressecada não sofre necessariamente com a falta de oleosidade.

Essa pele ressecada pode surgir por muitos motivos. Veja abaixo as 6 principais causas relacionadas a pele ressecada:

  1. Efeitos climáticos: a baixa umidade do ar ou ou o frio severo são fatores externos que podem levar a desidratação da pele, pois essas duas condições impedem que a pele retenha a água;
  2. Banhos quentes: banhos com água muito quente também estão por trás da pele ressecada porque removem a camada de gordura da pele e levam ao aparecimento da pele ressecada;
  3. Falta de hidratação: não ingerir a quantidade ideal de água ou não utilizar os hidratantes corporais e faciais nas quantidades recomendadas. Essas são duas ações que contribuem para a falta de hidratação e, consequentemente, para a pele ressecada;
  4. Exposição solar: a exposição ao sol, principalmente sem proteção, queima a pele e a pele queimada, por sua vez, resseca mais facilmente. Além disso, os raios ultravioletas aceleram o envelhecimento e causam o fotoenvelhecimento;
  5. Envelhecimento: à medida que o corpo envelhece, a capacidade de reter hidratação da pele também diminui, pois o organismo não consegue produzir e sintetizar o colágeno e o ácido hialurônico. Caso você não saiba, essas duas substâncias são umas das grandes responsáveis pela hidratação, maciez e elasticidade da pele, mas começam a se degradar depois dos 20 anos;
  6. Fatores hormonais: alterações hormonais como as que acontecem na gravidez e na menopausa também podem causar o ressecamento da pele. Nesse caso, a condição não é permanente e pode acabar quando o período de mudanças no organismo cessar.

Doenças relacionadas a pele ressecada

No início do artigo você leu que a pele ressecada pode ser um sintoma de doenças mais sérias e não meramente um problema estético. Logo, fique atenta e este aspecto da pele, especialmente se você não identificou nenhuma das causas anteriores na sua rotina:

  • Psoríase: a psoríase é uma doença autoimune e inflamatória da pele. A doença ataca as células da pele, fazendo com que elas se acumulem e causem descamação e manchas. Entre os sintomas da doença está a coceira e a pele ressecada;
  • Dermatite: a dermatite é uma inflamação que pode surgir em diversas partes do corpo e está relacionada ao contato com tecidos e substâncias que irritam a pele. A dermatite tem como sintomas a vermelhidão, coceira, pele ressecada, ardência e queimação;
  • Rosácea: a rosácea é uma inflamação crônica da pele que se manifesta principalmente na face e não tem cura. Ela costuma afetar mulheres após os 30 anos de idade e traz a vermelhidão, inchaço e ardência como principais sintomas. Como essa doença sensibiliza a derme, o uso de produtos inadequados pode levar a pele ressecada;
  • Alergia: a alergia pode se manifestar de de diversas formas e tem várias causas, pois é uma reação do sistema imunológico a alguma substância externa. Muitas vezes causa coceira, vermelhidão, inchaço e ressecamento da pele;
  • Diabetes: quem sofre com diabetes também tem os nervos da pele alterados e, por isso, mais chances de sofrer com a pele ressecada.

Se sentir alguns desses sintomas e desconfortos, procure um dermatologista o mais rápido possível e evite que as doenças se agravem. Além disso, não aplique nenhum produto no local sem a recomendação de um profissional.

Principais sintomas da pele ressecada

sintomas pele ressecada

Se você desconfia de que se enquadra no time das pessoas que têm pele ressecada, veja abaixo uma relação dos principais sintomas desse problema:

  • Coceira;
  • Descamação;
  • Vermelhidão;
  • Rigidez da pele;
  • Linhas, trincas e rachaduras na pele;
  • Erupção cutânea;
  • Feridas e sangramentos nos casos mais severos.

Aprenda a tratar a pele ressecada

como tratar pele ressecada

Você já sabe todos os motivos que podem levar a pele ressecada e também já entendeu que o melhor amigo de uma pele sensibilizada é o dermatologista a essa altura do artigo. Agora é hora de aprender algumas dicas para tratar esse problema.

A primeira delas é usar e abusar de cremes hidratantes para pele ressecada, bem como beber pelo menos dois litros de água por dia para manter a hidratação.

Fazer suplementação de colágeno hidrolisado tipo 1 e 3 e ácido hialurônico para pele também auxilia na retenção da hidratação e traz ainda mais benefícios estéticos como redução de rugas, fortalecimento do cabelo e das unhas. Esse tipo de produto é bom porque não tem contraindicações e pode ser utilizado tanto por homens quanto por mulheres.

Ademais, utilize protetor solar todos os dias, independente do clima, e dê preferência a banhos com água morna, pois isso evita o ressecamento da pele e a remoção da barreira de proteção da cútis.

Com esses passos simples, combater a pele ressecada é muito mais fácil.

Gostou do artigo? Então aproveite para ler esse conteúdo sobre o Silic Santé e seus benefícios para a beleza!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A pele ressecada é um dos sintomas do envelhecimento, mas também pode ser consequência de alterações hormonais ou doenças."
Atenção: Coceira, vermelhidão e descamação são um dos principais sintomas da pele ressecada.

Detalhes: A pele ressecada pode ser tratada com suplementação de colágeno e ácido hialurônico e uso de hidratantes corporais e faciais.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores