Como tratar a pele seca?

Compartilhe com seus amigos!

Apesar de ser menos comum no Brasil, ainda existem muitas brasileiras – e brasileiros! – que sofrem com a pele seca. Esse é o tipo de pele que produz pouco sebo e tem mais problemas para reter a água e a hidratação.

A falta de oleosidade faz com que a pele seca tenha um aspecto opaco e pouco saudável, que pode até não afetar a saúde, mas com certeza prejudica a autoestima, até mesmo na hora de aplicar maquiagem.

Quer entender melhor o que causa a pele seca e como lidar com esse tipo de pele? Então continue a leitura deste artigo!

Causas da pele seca

causas pele seca

Seja a sua pele seca nas pernas ou no rosto, o principal agente que desencadeia esse problema é a falta de óleo. Ao contrário da pele ressecada que sofre com a falta de água, a pele seca pode até ser hidratada diariamente, interna e externamente, mas não consegue reter a hidratação.

Embora a pele seca seja uma condição ligada à genética, existem outros fatores que ajudam a promover a secura na pele, pois prejudicam a camada de gordura e hidratação presente na cutis:

  1. Banhos longos e muito quentes;
  2. Uso de hidratantes e sabonetes inadequados para pele seca ou a falta de uso destes;
  3. Uso frequente de produtos químicos;
  4. Uso de medicamentos que afetam os hormônios, como pílulas anticoncepcionais;
  5. Atrito recorrente da pele com tecidos ásperos;
  6. Clima muito frio e seco;
  7. Exposição solar sem proteção solar;
  8. Envelhecimento;
  9. Doença como xerodermia;
  10. Pouca ingestão de água ao longo do dia.

Com exceção do processo natural de envelhecimento, todas as ações acima são controláveis e podem ser evitadas pelo bem da pele. Quanto ao envelhecimento, é natural que a pele encontre mais dificuldade para manter o nível de oleosidade e hidratação adequadas. Isso acontece porque o organismo não é capaz de produzir colágeno e ácido hialurônico em quantidade suficiente para que a pele permaneça saudável na velhice.

Essas duas substâncias são fundamentais para evitar a pele seca, pois promovem a hidratação de dentro para fora e permitem que a pele tenha um aspecto mais jovem e saudável, sem brilho excessivo e ainda assim bonita e viçosa.
Para contornar esse problema, é preciso adotar a suplementação de colágeno e ácido hialurônico para a pele.

9 características da pele seca

caracteristicas da pele seca
A pele seca apresenta características bem semelhantes à da pele ressecada:

  1. Descamações;
  2. Áreas esbranquiçadas;
  3. Coceira;
  4. Ardência;
  5. Trincas e rachaduras;
  6. Sensibilidade;
  7. Sensação de repuxamento;
  8. Ausência de brilho;
  9. Pequenas feridas.

Preste atenção se a sua pele apresenta uma ou mais características dentre as mencionadas acima e procure um dermatologista para cuidar da situação com a ajuda de um especialista. Embora possa ser apenas um incômodo estético, a pele seca também pode ser indicativo de uma doença de pele.

Doenças relacionadas a pele seca

doencas pele seca
A pele seca não é uma doença, mas pode ser sinal de que algo está desequilibrado no seu organismo. Conheça algumas doenças que podem trazer a pele seca como sintoma e previna-se:

  • Diabetes: quem sofre com diabetes geralmente tem a pele seca porque a doença afeta até mesmo os nervos da pele, prejudicando a produção de sebo e óleo na pele;
  • Psoríase: a psoríase é uma doença inflamatória autoimune que ataca as células da pele e causa ressecamento. Geralmente é desencadeada por problemas psicológicos e emocionais;
  • Dermatite atópica: a dermatite é uma doença crônica que também traz a pele seca como sintoma. Seu desenvolvimento está ligado a alergias e, assim como a psoríase, a problemas emocionais como o estresse.

Como você pode ver, a pele seca é um sintoma comum em pessoas que sofrem com problemas emocionais e alergias. Por isso, fique de olho se a sua pele seca é apenas uma condição da pele ou se ela revela problemas mais sérios.

Tratamento para pele seca

tratamento para pele seca
Não existe apenas um tratamento para a pele seca, mas sim vários, desde mudanças nos hábitos cotidianos até procedimentos estéticos para melhorar a textura da pele.

O mais comum é apostar no uso de dermocosméticos indicados por um dermatologista, a fim de potencializar a hidratação da pele, sem deixar de lado a ingestão diária de pelo menos 2 litros de água, a fim de aumentar a produção natural de sebo e suor.

Alterar a alimentação para um cardápio mais saudável e rico em nutrientes também contribui para a saúde e beleza da pele. Contudo, o organismo às vezes não consegue aproveitar corretamente todos os benefícios dos alimentos, sendo necessário realizar uma suplementação com substâncias como o colaǵeno, que ajuda na manutenção da pele e suas extensões. Consulte o artigo verisol PDF para entender melhor todos os benefícios do colágeno para a estética.

Opte por tomar banhos mornos, utilizar produtos específicos para pele seca e se proteger dos raios ultravioletas, enquanto realiza procedimentos como a radiofrequência. Além de estimular a produção natural de colágeno, ela ajuda a melhorar o visual da cútis, trazendo mais brilho e beleza para a pele seca.

Ter a pele seca não precisa ser um problema agora que você sabe de tudo isso. Compartilhe essas informações com seus amigos e ajude mais pessoas a fazerem as pazes com a própria pele!

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A pele seca é um dos 4 principais tipos de pele e se caracteriza pela falta de oleosidade. "
Atenção: A pele seca é causada por banhos quentes, uso de produtos inadequados, alterações hormonais e climáticas e o processo natural de envelhecimento.

Detalhes: A melhor forma de tratar a pele seca é através da aplicação produtos próprios para esse tipo de pele.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores