Unhas fracas: o que fazer?

Compartilhe com seus amigos!

Se você está sofrendo com unhas fracas, moles, quebradiças ou descamadas, é melhor se atentar porque esse problema estético é um sinal de algo não está correto no seu organismo.

Ter unhas fracas pode ser um sintoma de doenças relacionadas aos hormônios e a falta de nutrientes que auxiliam na beleza não só das unhas, mas também da pele e dos cabelos.

Quer descobrir o que fazer para acabar com as unhas fracas? Então esse artigo é perfeito para você. Leia até o final e anote todas as dicas para ter unhas mais fortes e bonitas!

Causas por trás das unhas fracas

principais causas unhas fracas

As unhas fracas são causadas por diversos motivos, a maioria deles relacionadas a doenças, maus hábitos e deficiência de nutrientes. Veja abaixo algumas das principais causas desse problema:

  1. Má circulação: a má circulação pode deixar as unhas fracas porque impede que as vitaminas e sais minerais cheguem até a ponta das unhas e façam efeito;
  2. Anemia: a falta de glóbulos vermelhos no sangue altera a distribuição dos nutrientes pelo corpo, sendo uma das responsáveis pela fraqueza nas unhas;
  3. Falta de colágeno: o colágeno é uma proteína que confere resistência, brilho e impede as descamações nas unhas e outras partes do corpo, como o cabelo e a pele. Apesar de ser produzido naturalmente pelo organismo, quanto mais envelhecemos, mais ele perde a capacidade de realizar essa produção natural, levando a aparição de diversos problemas estéticos, como as unhas fracas;
  4. Hipotireoidismo e hipertireoidismo: essas suas disfunções hormonais que atingem a tireoide também afetam as unhas, pois a glândula responsável por alguns hormônios importantes para processos metabólicos que envolvem a saúde das unhas;
  5. Gravidez: sofrer com unhas fracas durante a gravidez já é um sintoma esperado, pois as alterações hormonais que ocorrem nesse período afetam as pontas dos dedos e as unhas, que podem crescer mais devagar e descamar com mais frequência. No entanto, passado o período de gestação, as unhas voltam ao normal;
  6. Falta de vitamina D3: o enfraquecimento das unhas também pode estar relacionado a falta de vitamina D3, uma vez que sem ela não é possível sintetizar corretamente o cálcio, enfraquecendo não só as unhas, mas também os ossos;
  7. Roer as unhas: o ácido da saliva se ficar em contato constante com as unhas pode ser fator decisivo para que as unhas enfraqueçam. Além disso, o hábito de roer as unhas pode causar doenças porque remove a proteção da unha;
  8. Uso de esmaltes em excesso: o uso de esmaltes em excesso e sem pausa entre as esmaltações, bem como o excesso de removedor de esmalte fragiliza as unhas, resseca e pode trazer alterações na textura.

Tratamentos caseiros para fortalecer unhas fracas

tratamento caseiro para unhas fracas
Se você quer cuidar das unhas fracas em casa, existem algumas formas fáceis de contribuir para que elas fiquem mais bonitas. A primeira delas é evitar colocar as unhas na boca, independentemente se você as rói ou não, pois como dito no tópico anterior, a saliva enfraquece a extensão delas.

Evite usar removedores a base de acetona e dê uma pausa entre uma esmaltação e outra. A unha não precisa respirar, como o senso comum diz, mas esse tempo é bom para que ela não resseque e fique quebradiça porque está abafada pelo esmalte. Aproveite para aplicar óleo de rícino e azeite de oliva nas unhas sem esmalte para aumentar a hidratação do local.

Você também pode utilizar luvas ao realizar as tarefas domésticas e evitar o contato das unhas com produtos químicos que as prejudicam e enfraquecem.

Outra forma caseira de tratar as unhas fracas é através da alimentação. Por isso, opte por alimentos ricos em colágeno, vitaminas do complexo B, silício orgânico. Confira alguns exemplo abaixo:

  • Repolho;
  • Maçã;
  • Cenoura;
  • Peixes;
  • Laranja;
  • Carne de boi;
  • Carne de frango;
  • Soja;
  • Gelatina;
  • Couve.

Outros tipos de tratamentos para unhas fracas

unhas fracas o que fazer

Fora os hábitos e ações que você pode adotar em casa para acabar com as unhas fracas, existem também outros tratamentos e produtos que contribuem para o fortalecimento das mesmas.

O uso de suplementos alimentares com peptídeos bioativos de colágeno verisol tem efeitos comprovados quanto aos benefícios para o tratamento de unhas fracas e também para outros problemas estéticos como celulite, queda de cabelo e flacidez. Para resultados ainda mais eficazes, atribua o uso do colágeno com a vitamina C, que ajuda na síntese da proteína no organismo.

O mercado também disponibiliza uma gama de bases fortalecedoras que contam com ingredientes que podem melhorar a aparência e saúde das unhas.

Com o acompanhamento de uma dermatologista, você pode encontrar também remédios de uso tópico que ajudam no tratamento das unhas também. O importante é encontrar uma combinação de medidas que solucionem o seu problema.

E você tem mais alguma dica sobre o que fazer para acabar com as unhas fracas? Então deixe nos comentários e ajude outros leitores a ter unhas mais bonitas, fortes e saudáveis.

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "As unhas fracas podem ser sinal de disfunções hormonais, doenças e falta de nutrientes. "
Atenção: As unhas fracas também podem ser consequência do uso excessivo de esmaltes, removedores a base de acetona e do hábito de roer unhas.

Detalhes: Para acabar com as unhas fracas é importante cuidar da alimentação e realizar a suplementação com vitaminas.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário