Conheça os benefícios da vitamina D3

Compartilhe com seus amigos!

É bem provável que você já tenha escutado alguma coisa sobre vitamina D. O que você talvez não saiba é que existem 5 tipos diferentes desse nutriente: vitamina D1, vitamina D2, vitamina D3, vitamina D4 e D5.

Entretanto, o tipo D3 é o mais importante para a manutenção da vida humana.

Hoje vamos conhecer melhor as diferenças e benefícios da vitamina D3 quando comparada com as demais e como ela pode te ajudar a ter uma vida mais saudável.

Quer entender melhor o funcionamento da vitamina D3? Então acompanhe o post até o fim!

Vitamina D3: para que serve?

A vitamina D3, também conhecida como colecalciferol, é produzida naturalmente pelo organismo, a partir da exposição aos raios ultravioletas. Contudo, nem sempre há tempo para tomar sol nos horários certos e pelo tempo recomendado, o que resulta em deficiência de vitamina D3 no organismo.

repor vitamina d3

Dentre outras funções que vamos abordar mais adiante, esse nutriente é o grande responsável pela síntese de cálcio e fósforo e por regular os níveis dessas substâncias internamente:

  • Cálcio: o cálcio é um mineral que atua no fortalecimento do metabolismo ósseo, na manutenção da saúde dentária e em outros processos relacionados a impulsos nervosos e contrações musculares;
  • Fósforo: o fósforo também atua na formação da estrutura óssea e dos dentes, bem como está presente em diversos processos metabólicos e em todas as membranas celulares do corpo, fornecendo suporte ao funcionamento dos nossos órgãos.

Além de ajudar no metabolismo de fósforo e cálcio, a vitamina D3 fortalece a imunidade e impede que doenças autoimunes como câncer, artrite e lúpus se manifestem.

A vitamina D3 também serve para controlar as funções cardíacas e os níveis das enzimas que podem causar problemas como hipertensão, pressão alta e colesterol quando desreguladas.

A nível de curiosidade, a vitamina D2, embora importante para o corpo, não conseguem desempenhar as mesmas funções que a vitamina D3, devido a sua baixa concentração e falta de produção orgânica.

Problemas causados pela falta de vitamina D3

Já deu para perceber que a vitamina D3 é essencial para uma vida saudável, não é mesmo!? Por esse motivo, a sua deficiência pode trazer uma série de problemas para a saúde.

Mas, antes de listar esses malefícios, você precisa entender o porquê tantas pessoas sofrem com a falta de vitamina D. O principal motivo é a falta de exposição solar, visto que 80% da quantidade ideal pode ser adquirida assim.

vitamina d3

Com a correria do dia a dia, fica mais difícil disponibilizar vinte minutos para se sentar ao sol nos horários em que os raios UV não prejudicam a derme (até às 10h da manhã e após às 16h), sem proteção solar e com o máximo de pele exposta.

Além disso, uma alimentação pobre em vitamina D3 pode levar a deficiência do nutriente, assim como as dificuldades em sintetizar a vitamina no organismo causadas por doenças intestinais ou renais.

Todos os motivos citados acima impedem o bom funcionamento da vitamina D3 e levam aos seguintes problemas:

  1. Dores no corpo: a falta de vitamina D3 causa o enfraquecimento dos ossos e dos músculos e, consequentemente, leva ao aparecimento de dores por todo o corpo;
  2. Baixa imunidade: sem vitamina D3, o corpo não é capaz de combater as doenças autoimunes porque se encontra fragilizado;
  3. Desânimo e fadiga: a baixa imunidade também traz o desânimo e a sensação de cansaço frequente;
  4. Doenças cardiovasculares: como a vitamina D3 regula as funções cardíacas, a sua deficiência aumenta os riscos de aparecimento de doenças cardiovasculares;
  5. Problemas estéticos: a falta de D3 causa queda de cabelo e problemas para a pele, pois sem cálcio não é possível regenerar dos nossos tecidos;
  6. Depressão: como consequência de todos os outros problemas citados e a falta de energia causada pela deficiência de vitamina d3, um quadro de depressão pode se desenvolver. Não é à toa que países em que há pouca incidência de raios solares, têm altas porcentagens de pessoas com depressão;
  7. Problemas cognitivos: a vitamina D3 previne o aparecimento de problemas cognitivos como alzheimer e demência. Sem ela, as chances de enfrentar essas doenças na terceira idade são maiores.

Como repor a vitamina D3?

Neste ponto, você já entendeu que tomar sol é fundamental para a reposição da vitamina D3. Porém, existem outras formas de repor o nutriente, caso você não possa se expor ao sol nos horários adequados.

Uma das opções é adotar uma alimentação rica em vitamina D3, a fim de aumentar o seu nível no organismo. Para isso, é necessário consumir: peixes como salmão, carnes, frutos do mar, ovos, leite e seus derivados, fígado e cogumelos, que são ricos em vitamina D2 também.

alimentos com vitamina d3

Se você não pode modificar a sua alimentação em razão de qualquer tipo de restrição (veganismo ou alergias, por exemplo), pode optar pelo consumo de suplementos de vitamina D3. Nutricosméticos feitos com essa substância são capazes de estimular a produção orgânica da vitamina, além de prevenir os problemas causados pela falta do nutriente.

Os suplementos de vitamina d3 estão disponíveis em em gotas e cápsulas, mas antes de comprar o seu, certifique-se de consultar um médico que indique o melhor formato e a dosagem correta para o seu tipo de problema.

Vitamina D3: benefícios

Está com a vitamina D3 em dia? Então conheça todos os benefícios que esse nutriente traz para você:

  • Proteção contra problemas no coração, diabetes e obesidade;
  • Fortalecimento do sistema imunológico;
  • Redução de dores e fraqueza nos ossos e articulações;
  • Controla a queda de cabelo e calvície;
  • Previne o aparecimento de doenças autoimunes;

Quer contar com todas essas vantagens? Então mude já os seus hábitos e inclua a vitamina D3 no seu cotidiano, o seu corpo e a sua saúde agradecem!

Conheça também os benefícios do Silício Orgânico para a beleza.

Compartilhe com seus amigos!

Citação: "A vitamina D3 é essencial para o bom funcionamento do corpo humano. "
Atenção: A vitamina D3 pode ser reposta com suplementação, alimentação rica na substância e exposição solar.

Detalhes: A falta de vitamina D3 pode trazer problemas de saúde físicos e psicológicos, além de afetar a parte estética.

Recomendamos o melhor colágeno de 2020:
Avane Skin da Biosanté

(com Verisol + Ácido Hialurônico)

descontos de até 41% para leitores

Deixe um comentário